Mais importante que ter acesso às informações é transformá-las em conhecimentos e saber aplicá-las. Nessa fase, o objetivo do Colégio Colégio Dom Bosco SM é estimular o aluno à reflexão e à busca da autonomia intelectual. Para isso, utilizam-se diversas fontes de informação e o contato com diferentes realidades.

Os materiais didáticos desenvolvidos pelo Sistema de Ensino Dom Bosco possuem o que há de mais significativo para o aluno, com diferentes fontes de conhecimento e formas de elaboração, de modo que ele utilize diferentes linguagens: verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal, como meio para produzir, para expressar e para comunicar suas ideias, interpretar e usufruir as produções culturais, além de saber utilizar diferentes fontes de informação e de recursos tecnológicos para adquirir e para construir conhecimentos.

Trabalhos interdisciplinares são desenvolvidos para fragmentar os conteúdos entre todas as disciplinas, tornando a compreensão mais significativa.

O Colégio Dom Bosco SM preocupa-se em transmitir valores humanos universais como, amizade, respeito e responsabilidade.

Projetos do Ensino Fundamental:

Em todos os níveis de ensino, os alunos participam de projetos pedagógicos especiais. Mais do que assimilada, a educação deve ser sentida e praticada. Pensando assim, a Escola Infantil Clube do Mickey e o Colégio Colégio Dom Bosco SM oferecem aos alunos a possibilidade de interação direta com o mundo real. Além de atividades esportivas, programas culturais e eventos internos, a Escola Infantil Clube do Mickey e o Colégio Colégio Dom Bosco SM promovem e incentivam ações de responsabilidade social e ambiental. Projetos como o da sustentabilidade e o da campanha do agasalho colocam os estudantes em contato com a realidade e trazem valores e experiências para uma formação completa e, principalmente, a certeza de que é possível realizar transformações sociais, políticas e econômicas em conjunto.

Projetos pedagógicos consistentes e atualizados têm como fundamento desenvolver o senso crítico, a curiosidade, a criatividade, a solidariedade, o respeito, a responsabilidade e a expressão de ideias, respeitando cada faixa etária.